FINANCIAMENTO AO COMÉRCIO EXTERIOR

Damos suporte aos nossos clientes na obtenção de linhas de financiamento para operações de comércio exterior.

 

Com essa finalidade, colocamos a disposição dos nossos clientes uma importante rede de Investidores Institucionais, com os quais possuímos uma larga e bem sucedida trajetória na estruturação de operações.

 

As modalidades  de estruturação mais comuns para essas operações são:

 

IMPORT FINANCE:  Corresponde ao financiamento ( local ou internacional) de produtos acabados ou insumos importados,  incluindo  no financiamento o prazo de pagamento oferecido ao comprador final (1)

 

PRE-EXPORT FINANCE: Destinado a financiar a compra de produtos que terão como destino o mercado externo, como assim também insumos, que uma vez processados, o produto acabado obtido será exportado. Existem diferentes tipos de estruturas jurídicas, garantias exigidas e prazos de execução que variam conforme o produto ou insumo a ser financiado.

 

A nossa experiência nos permite realizar estruturas complexas que combinam diferentes tipos de financiamento, que se adéquam às necessidades e particularidades de cada Indústria e de cada cliente.

 

Internacionalmente, estas estruturas de financiamento são conhecidas como Structured Trade Finance.

 

É comum encontrar duas classes de estruturas:

  1. Pré-Financiamento de Produtos de Exportação:  no qual existe um CONTRATO PRÉ-FIXADO DE VENDA, com compromisso de entrega futura do produto a ser exportado. Esta estrutura é aplicável a produtos elaborados ou semi-elaborados (1);
  2. Pré-Financiamento de estoques: Não existe um CONTRATO PRÉ-FIXADO DE VENDA,  e pode abranger  produtos elaborados ou semi-elaborados (1).

 

EXPORT FINANCE: Essa estrutura de financiamento destina-se a financiar o período compreendido entre o embarque das mercadorias que estão sendo exportadas e a internação ou nacionalização no país de destino. Implica em receber antecipadamente ( contra apresentação dos documentos do embarque) a exportação que esta sendo realizada. É comum combinar esta estrutura com o Post Expor Finance, de forma a financiar todo o processo de exportação.

 

POS-EXPORT FINANCE:  Financia-se o prazo de venda da mercadoria uma vez entregue no país de destino, podendo inclusive incluir a negociação local dos documentos no momento do embarque da mercadoria ( EXPORT FINANCE). Uma operação típica que já estruturamos é o FINANCIAMENTO DE RECIBÍVEIS DO EXTERIOR (1)

 

(1)    Conheça maiores detalhes do funcionamento dessas estruturas de financiamento